quinta-feira, 19 de maio de 2011

"A substituição do quadro negro pelo computador em Campo Limpo Paulista"

Pouco a pouco, o computador está entrando nas salas de aula das escolas brasileiras. A substituição do quadro negro pela tela no notebook, auxilia no aprendizado dos jovens.
Dona Baratinha, versão digital, tem dinheiro na caixinha... E aparece na telinha!
A criançada da primeira série recebe duas aulas no espaço de uma: o português da Dona Baratinha... E o caminho das pedras do computador! De clique em clique, o mundo se revela. A sede é grande. Mas aula na sala do computador é só uma vez por semana. A turma da quarta série chega para a aula de Ciências. E tudo isto numa escola pública, num município a 60 quilômetros de São Paulo. Campo Limpo Paulista é cidade dormitório. Mas a prefeitura quer transformá-la em pólo tecnológico. Começou por preparar as crianças.
“A única indústria hoje que ocupa uma área pequena, traz valor agregado, contrata empregos com bons salários é a área de TI”, fala Armando Hashimoto, prefeito.
Mesmo que as empresas não cheguem, Campo Limpo Paulista já fez um ‘upgrade’ na educação pública. Num teste do MEC, aplicado em 2005, a turma conseguiu notas acima da média paulista e brasileira em português e matemática. Os professores afirmam que todos devem se adaptar ao que vem, ao que tem e ao que ainda está por vir e ainda acrescentam que não deve-se ficar somente no caderno, no lápis e na lousa. Na outra ponta da realidade escolar e econômica, tem mais computador ainda. Numa das escolas mais caras de São Paulo, um notebook é colocado à disposição do aluno sempre que o professor requisita. Pela rede sem-fio, o professor de história, no computador dele, enxerga e corrige o texto de cada aluno da classe. Computador é mão na roda na aula de matemática. Lucro é tirar a geometria do plano imaginário. A tela do notebook dá forma, às formas! Mas, a informática na educação não é só questão de classe, classe de aula. O computador vira ferramenta educacional ainda mais poderosa quando pais e filhos usam a máquina e suas conexões para estudar juntos, mesmo que um esteja no trabalho e outro em casa! No mundo digital, há muito espaço para criar. Inclusive os filhos! O certo é que a tecnologia vai ajudar esta criançada a chegar "lá".
Confira a notícia na íntegra acessando o link abaixo:
Sei que esta notícia está um pouquinho longe da nossa cidade e até mesmo estado, porém a tecnologia está bem perto de nós. Esta cidade foi apenas um exemplo da realidade que nos cerca, em todos os lugares o computador está presente, nas escolas, casas, comércios, trabalho... Quanta inovação! Tudo isso é bem atual e moderno, contudo não podemos esquecer da maneira correta e devida de utilizar este recurso. É preciso ter bom senso e consciência de que os recursos disponibilizados pela tecnologia são para a evolução da humanidade e não para o atraso do mundo.  Concordam?

5 comentários:

  1. Olá, Paolla!
    Realmente, o que nos espera nesse século é essa inovação por meio do computador. A substituição do quadro negro pelo notebook, em algumas escolas já é uma realidade, como mostra na sua notícia e isso possibilita ao professor uma metodologia muito mais dinâmica e dialógica com o seu aluno.Agora, é preciso que o uso dessa ferramenta seja feita de maneira correta para a evolução da humanidade como você mesmo cita e não para o atraso do mundo.
    Um grande beijo.

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  2. Adorei a sua notícia, acho muito interessante que algumas escolas já estejam neste nível, entretanto acho que também devemos nos preocupar com as desigualdades entre as escolas, no nosso município mesmo vemos escolas que precisam de outros recursos antes destes. Existe ainda muita desigualdade no nosso país, é urgente que a escola pública volte a ter qualidade!

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. Paola, sua notícia nos mostra que a Educação esta caminhando para melhor e que o computador quando é usado como ferramenta neste cenário,contribui para a melhoria da qualidade do ensino mas, nos remete também a dois fatores neste mesmo cenário da Educação, um é a desigualdade, pois sabemos que muitas escolas ainda na modernidade de nossos tempos não têm condições de estrutura física mínima, e o outro é a complexidade pois temos escolas que possuem todos os equipamentos como aparato para melhoria da Educação e não os incorporam conscientemente as práticas pedagógicas e outras maravilhosas como a de sua notícia.
    Que bom seria se não houvesse estas desigualdades na Educação,a mola de desenvolvimento de qualquer sociedade

    4 de junho de 2011

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  5. Paola,
    Parece que foi ontem que só tinhamos o cuspe e o giz como recursos para ensinarmos aos nossos alunos. Mas que bom que o futuro já chegou para nós e podemos a cada dia aprendermos mais e mais a utilizarmos os recursos tecnológicos para auxiliar no sucesso com nossos alunos.
    Bjs.... Parabéns pela matéria!
    Josilene

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